+ infoAcontecer
Mundo
ONU teme início de uma guerra na Faixa de Gaza
Texto F.P. | Foto Lusa | 01/06/2018 | 15:08
Enviado especial das Nações Unidas para o Médio Oriente receia que a última escalada de confrontos entre israelitas e palestinianos seja um sinal de que a região possa vir a enfrentar uma guerra
imagem
A mais recente escalada de confrontos entre israelitas e palestinianos está a arrastar a Faixa de Gaza para uma guerra com consequências imprevisíveis, alertou esta semana o enviado especial da ONU para o Médio Oriente, Nickolay Mladenov, numa comunicação enviada ao Conselho de Segurança da organização.

O Estados Unidos da América (EUA) pediram uma reunião de urgência para que fossem condenados os recentes ataques do Hamas e da Jihad Islâmica contra Israel, mas o Kuwait, que representa os países árabes, bloqueou o projeto de declaração norte-americano, alegando que iria apresentar o seu próprio projeto para superar a crise com medidas de proteção aos palestinianos.

Fontes diplomáticas de Washington, porém, já deram a entender que a proposta do Kuwait não contará com o voto favorável dos EUA. «O povo de Gaza não precisa de proteção de uma fonte externa. O povo de Gaza precisa ser protegido do Hamas», disse a representante americana na ONU Nikki Haley.

Já o embaixador francês, Francois Delattre, advertiu que a incapacidade do Conselho para adotar uma resposta diante da crise de Gaza prejudica as Nações Unidas. O silêncio «não é aceitável para as populações palestiniana e israelita, afetadas por este conflito. Não é aceitável para o mundo, que nos está a observar», sublinhou.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.