+ infoAcontecer
Fátima
Inscrições a decorrer
Férias organizadas pelo Santuário de Fátima com procura elevada
Texto J.B. | Foto Santuário de Fátima | 22/05/2018 | 08:42
A 12ª edição consecutiva das férias para familiares de pessoas com deficiência conta este ano com mais turno
imagem

A elevada procura de vagas para a semana de férias para pais com filhos com deficiência, levou os responsáveis pelo Santuário de Fátima, promotores da iniciativa, a alargar a oferta, dinamizando mais um turno que o ano passado. Assim, este ano, a iniciativa conta com cinco turnos, que vão decorrer entre os próximos meses de julho e agosto.

 

O primeiro é dirigido a crianças e jovens com idades compreendidas entre os sete e os 20 anos, e vai realizar-se de 21 a 27 de julho. Os restantes quatro turnos são destinados a pessoas com idade igual ou superior a 21 anos, e vão decorrer de 31 de julho a 6 de agosto, e de 8 a 14, de 17 a 23 e de 25 a 31 de agosto.

 

Conforme é habitual, a iniciativa terá lugar no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz. Através deste programa, as pessoas com deficiência ficam durante uma semana ao cuidado de voluntários, enquanto os seus cuidadores têm a possibilidade de descansar e viver uma oportunidade de enriquecimento moral e espiritual. Contudo, os pais que assim o desejarem, poderão acompanhar os seus filhos.

 

Ao longo da semana de férias, os participantes vão ter a oportunidade de fazer visitas guiadas aos Valinhos e ao Santuário de Fátima, e ainda usufruir da Praia das Rocas, em Castanheira de Pera. Os participantes serão acompanhados por voluntários, em quantidades adequadas ao grau de deficiência.

 

À semelhança dos anos anteriores, as inscrições serão alvo de uma análise. Será dada prioridade às pessoas que nunca usufruíram deste programa e àquelas que vivem com as suas famílias, uma vez que «é aos seus familiares e cuidadores que é importante dar descanso», realça José Nuno Silva, sacerdote responsável pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima (DPMF), que coordena o programa em articulação com o Movimento da Mensagem de Fátima e a Congregação Silenciosos Operários da Cruz.

 

«De há 11 anos a esta parte, o Santuário tem sido percursor na preocupação com esta fragilidade, que expressa uma espécie de infância perpétua… O que faz todo o sentido, num Santuário onde a infância assume uma importância central», acrescentou o responsável, citado pelos serviços de comunicação do templo mariano da Cova da Iria.

 

As inscrições para utentes e voluntários estão a decorrer até ao próximo dia 20 de junho, e podem ser feita através do contacto telefónico 249 539 679 ou do endereço eletrónico mmf@fatima.pt. O ano passado programa recebeu cerca de 70 pessoas com deficiência. As despesas relacionadas com a alimentação e alojamento dos participantes ficarão a cargo do Santuário de Fátima.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.