+ infoAcontecer
Fátima
Prémio Pessoa 2014 fala sobre fé e ciência em Fátima
Texto Juliana Batista | Foto DR | 19/04/2018 | 08:41
Físico português vai estar no Santuário de Fátima, a propósito de uma exposição relacionada com o episódio identificado como o «Milagre do sol»
imagem

Henrique Leitão, detentor do Prémio Pessoa 2014, vai deslocar-se à Cova da Iria para orientar uma visita temática a uma exposição patente no Santuário de Fátima. A intervenção do historiador de ciência vai incidir sobre o tema «Fé e ciência: duas visões em confronto? - A propósito do modelo do sistema terra-sol».

 

A iniciativa está agendada para o próximo dia 2 de maio, e irá decorrer entre as 21h15 e as 22h00, no Convivium de Santo Agostinho, localizado no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, local onde se encontra presente a exposição «As cores do sol – A luz de Fátima no mundo contemporâneo», dedicada aos relatos relacionados com aquele que ficou conhecido como o «Milagre do sol».

 

A visita dinamizada por Henrique Leitão será a primeira a decorrer em 2018. A 6 de junho esta dinâmica será orientada por «Paulo Catrica, e terá como ponto de partida as fotografias de 13 de outubro de 2017», a 4 de julho Sandra Saldanha Costa falará sobre «A retórica da arte sacra na Idade Moderna – a propósito da escultura e pintura dos séculos XVI e XVII da exposição `As cores do sol`».

 

Dia 1 de agosto Ana Rita Santos vai abordar «Os desafios de uma exposição à conservação do espólio histórico», e a 5 de setembro, Laura Castro fará uma comunicação relacionada com «A obra de Irene Vilar», informam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima. Por último, a 3 de outubro, Isabel Roque vai falar sobre «O papel da museologia na apresentação de conteúdos». Todas as visitas contam com entrada livre, e deverão iniciar pelas 21h15.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.