+ infoAcontecer
Portugal
Educação católica em debate no Funchal
Texto J.B. | Foto DR | 09/03/2018 | 16:25
O bispo da diocese madeirense vai acompanhar os trabalhos de uma sessão formativa dedicada a «toda a realidade da educação católica»
imagem

A formação «Educar ao humanismo solidário» deverá reunir na cidade do Funchal, na ilha da Madeira, cerca de 50 professores e mais de 130 agentes educativos, ao longo deste sábado, 10 de março. A vai incidir sobre «toda a realidade da educação católica», desde a catequese, até à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

 

Caberá a António Carrilho, bispo da diocese do Funchal, apresentar a sessão formativa, e também acompanhar os seus trabalhos, que terão lugar na Escola da Associação Promotora do Ensino Livre (APEL), entre as 09h00 e as 18h30. Ao longo do dia, diferentes conferências vão abordar temas como «Educar à maneira do Evangelho», e «Desenvolvimento moral e religioso dos 5 aos 14 anos».

 

Além disso, duas outras palestras vão debruçar-se sobre a «identidade e desafios», tanto da disciplina de EMRC, como das escolas católicas. Os vários temas serão apresentados por Cristina Sá Carvalho, coordenadora do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), e Fernando Moita, coordenador da disciplina de EMRC, entre outros. A sessão formativa terminará com uma Eucaristia, na Igreja de São João Evangelista.

 

Elisa Urbano, diretora do Departamento da Escola Católica do SNEC, destaca o trabalho dos funcionários ligados a estas estruturas na Madeira. «A escola católica é uma realidade importante na Madeira. Existem 15 colégios na diocese do Funchal, estando a Igreja a realizar um trabalho fundamental no pré-escolar e no primeiro ciclo», destacou.

 

No entanto, a responsável lamenta as dificuldades com que algumas das instituições se mantêm. «Estas escolas, muitas do pré-escolar e do primeiro ciclo, vão sobrevivendo com alguma dificuldade. Também aqui o governo regional também está a diminuir o apoio financeiro», disse Elisa Urbano, citada pelos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

 

A ação de formação «Educar ao humanismo solidário» resulta de uma parceria entre os departamentos da Escola Católica e da disciplina de EMRC do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), e do Departamento da Educação Cristã da diocese do Funchal.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.