+ infoAcontecer
Fátima
Concerto com três estreias absolutas em Fátima
Texto J.B. | Foto Coro Ricercare | 11/02/2018 | 09:26
O espetáculo vai inaugurar as celebrações da festa litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto. As obras em estreia serão interpretadas por um coro português, considerado «de referência»
imagem

A temática mariana «inspira e ilumina todo» o `IV Concerto evocativo dos três pastorinhos de Fátima´, que tem «a luz como ponto central» e «três momentos intensos». O espetáculo vai ser apresentado no próximo dia 18 de fevereiro, a partir das 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O momento musical contempla a apresentação de três obras em «estreia absoluta», conforme indicam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

 

O espetáculo vai ser proporcionado aos peregrinos de Fátima pelos músicos do Coro Ricercare, uma formação musical nacional que já estreou «mais de 60 obras de compositores nacionais», e que atuou com os Rolling Stones no festival Rock in Rio Lisboa, em maio de 2014, e com Andrea Bocelli, em abril de 2017. Considerado «de referência», o coro é dirigido pelo maestro Pedro Teixeira.

 

O concerto assinala o início da celebração da festa litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto, canonizados em Fátima, no passado mês de maio, pelo Papa Francisco. As comemorações prosseguem no dia seguinte, 19, a partir das 21h30, com a recitação do terço na Capelinha das Aparições, com a presença dos «ícones dos Santos Francisco e Jacinta Marto». Seguir-se-á uma «vigília de oração na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima».

 

O Dia dos Pastorinhos festeja-se a 20 de fevereiro, data em que faleceu Jacinta Marto. A efeméride começará por ser assinalada com a recitação do terço na Capelinha das Aparições, pelas 10h00, seguindo-se a procissão para a Basílica da Santíssima Trindade, onde às 11h00 tem início a Eucaristia votiva daqueles santos.

 

Às 14h00 vai arrancar um encontro com crianças na Basílica da Santíssima Trindade, seguindo-se a recitação do terço. Pelas 16h00 irá decorrer uma visita aos túmulos dos pastorinhos. «O momento de veneração será acompanhado musicalmente pela Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima», e terminará com oração de Vésperas, agendada para as 17h30. Estes momentos poderão ser acompanhados em direto na página oficial do Santuário de Fátima.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.