+ infoAcontecer
Fátima
Iniciativa visa aprofundar Mensagem de Fátima
Santuário cria escola de espiritualidade
Texto Juliana Batista | Foto SNSRF | 21/12/2017 | 17:33
Os momentos de formação vão aprofundar interrogações e o sentido do sofrimento e do sacrifício. Um dos encontros é especialmente dirigido a pessoas com mais de 65 anos, a viver a aposentação
imagem

A `Escola do santuário´ vai iniciar no próximo ano e consiste num novo projeto de espiritualidade e formação, dinamizado pelos responsáveis pelo Santuário de Fátima, que terá lugar na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo. A iniciativa é aberta à participação do público em geral, e propõe vários itinerários formativos «alicerçados na ideia de que Fátima é um lugar de experiência de Deus, onde cada peregrino é convidado a experimentar essa presença», explicam os serviços de comunicação do local de culto.

 

Além dos momentos oração e de sessões orientadas em sala, os encontros contemplam deslocações a diversos espaços do santuário, a Aljustrel e aos Valinhos. Nesta primeira edição, o santuário propõe a realização de quatros itinerários, a realizar nos meses de janeiro, março, abril e maio. Propõe ainda os `Encontros de espiritualidade para aposentados´, em março.

 

Assim de 27 a 28 de janeiro, os participantes serão convidados a «aprofundar as interrogações deixadas pelo Papa [Francisco] na Capelinha das Aparições». De 17 a 18 de março, os fiéis vão poder `mergulhar´ num «itinerário de aprofundamento das dimensões trinitária e eucarística da Mensagem de Fátima». Dias 21 e 22 de abril será «aprofundando, (…), o sentido do sofrimento e do sacrifício na espiritualidade da Mensagem de Fátima». De 21 a 27 de maio, os cristãos serão levados a «refletir sobre o sentido do rosário como prática de oração mariana cristocêntrica e a sua importância na Mensagem de Fátima».

 

Por fim, os `Encontros de espiritualidade para aposentados´, dirigidos a pessoas com mais de 65 anos de idade, a viver a aposentação, vão realizar-se em março – de 5 a 8, de 12 a 15 e de 19 a 22. Os encontros «proporcionarão uma descoberta da Mensagem como fonte de espiritualidade para viver de forma gratificante e fecunda a aposentação».

 

A equipa da `Escola do santuário´ será constituída por José Nuno Silva, capelão responsável pela pastoral da Mensagem de Fátima, Ângela Coelho, religiosa e ex-postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto, Nanci Leite, da congregação Filhas do Coração de Maria, Pedro Valinho Gomes, teólogo, e André Pereira, assessor da reitoria do Santuário de Fátima.

 

As inscrições para os encontros são gratuitas, obrigatórias e sujeitas a confirmação, devendo ser efetuadas durante o mês que antecede cada encontro, através de um formulário próprio disponibilizado pelo Santuário de Fátima. Cada encontro decorrerá com um número máximo de 40 participantes.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.