+ infoAcontecer
Mundo
Conselho Continental
Missionários do continente africano reunidos na Tanzânia
Texto Diamantino Antunes | Foto Dawit Daniel | 08/11/2017 | 12:16
Os responsáveis dos Missionários da Consolata de África estão reunidos em Iringa, na Tanzânia. Trata-se da primeira reunião do Conselho Continental África depois do XIII Capítulo Geral do Instituto
imagem
Com base no caminho continental iniciado há alguns anos, o recente Capítulo confirmou o Conselho Continental como instrumento de comunhão interna e entre o continente e a direção-geral, com a finalidade de qualificar e contextualizar a missão «ad gentes», particularmente no discernimento e na gestão de tarefas que lhe foram confiadas.

Participam os superiores das sete circunscrições do continente África (Quénia-Uganda, Etiópia, Tanzânia, Moçambique-Angola, África do Sul-Suazilândia, Congo e Costa do Marfim) e dois membros da direcção-geral do Instituto: padre James Lengarin, vice-superior geral, e padre Godfrey Msumange, conselheiro geral para a África.

De Dar-as-Salam, capital da Tanzânia, onde cada um chegou do seu país de proveniência, viajou-se para Iringa, que dista cerca 500 km da capital. Do litoral subiu-se para o planalto central, a 1.500 metros acima do nível do mar, onde se situa a cidade de Iringa, sede regional, e centro da actividade evangelizadora dos Missionários da Consolata na Tanzânia.

Seguindo a agenda do encontro, os superiores partilharam o caminho de evangelização e formação realizado na sua região e o trabalho de preparação para as conferências regionais que se realizam em 2018. Foram feitos também os últimos acrescentos ao Projecto Missionário Continental e constituídas as comissões a nível continental: Formação de base, Formação permanente e inculturação do carisma, Missão «ad gentes», Animação Missionária e Vocacional e Economia.

A maior parte do tempo foi dedicado ao estudo, partilha e programação sobre os temas fundamentais da revitalização e reestruturação que fazem parte da vivência missionária e que são propostos pelo XIII Capítulo Geral: identidade de Discípulos Missionários, Formação, Vida fraterna em comunidade, Missão «ad gentes» e a Economia. O trabalho teve como objectivo programar para as Circunscrições de África o que o Capítulo atribuiu à responsabilidade do Conselho Continental. Por último, o Conselho Continental preparou a agenda da Assembleia Continental de África que terá lugar em Bunjo, em Dar as Salam, a partir do dia 8 de janeiro de 2018.

Nos tempos livres, os membros do Conselho Continental tiveram a possibilidade de visitar algumas missões e obras geridas pelos Missionários da Consolata na diocese de Iringa: a paróquia de Nossa Senhora da Consolata de Iringa, a Missão de Tosamaganga, onde os Missionários da Consolata, em 1919, iniciaram a evangelização desta região retomando a actividade dos Beneditinos alemães; o Seminário Menor da Consolata de Mafinga, a feitoria – a Nyamad Farm – destinada à criação de gado bovino, e o centro de acolhimento para crianças órfãs Faraja House.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.