+ infoAcontecer
Fátima
Pastorinhos de Fátima gravados em moeda
Texto J.B. | Foto SNSRF | 24/09/2017 | 13:42
O Vaticano vai lançar uma moeda onde surgem representados Lúcia dos Santos e os seus primos Francisco e Jacinta Marto
imagem

Os «três joveníssimos pastorinhos» de Fátima e a Basílica de Nossa Senhora do Rosário estão representados numa moeda comemorativa do Centenário das Aparições, que vai ser lançada pelo Gabinete Filatélico e Numismático da Cidade do Vaticano no próximo dia 5 de outubro.

A moeda tem um valor nominal de dois euros, pesa 8,50 gramas e tem o diâmetro de 25,75 milímetros. A peça foi gravada por Silvia Petrassi e esculpida por Orienta Rossi. Com uma tiragem de dez mil exemplares, cada estojo custa 37 euros.

 

Na nota histórica em que o Vaticano comunica a emissão da moeda lê-se que os pastorinhos depois de deixarem o seu rebanho a pastar na Cova da Iria ficaram a brincar e nessa altura «viram aparecer uma `bela Senhora que emanava uma luz fulgurante´, que se apresentou como a Virgem do Rosário».

 

Até 13 de outubro de 1917 seguiram-se mais cinco encontros, «revelando uma série de acontecimentos históricos que iriam acontecer nos anos seguintes». «Em 1930, a Igreja Católica reconheceu o caráter sobrenatural das aparições, autorizando o seu culto, e em Fátima foi edificado um santuário que o Papa Francisco visitou a 12 e 13 de maio de 2017», conclui a nota, citada pela agência Ecclesia.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.