+ infoAcontecer
Mundo
ONU
Investir nas mulheres para alcançar a paz
Texto F.P. | Foto Lusa | 13/08/2017 | 11:23
A participação das mulheres na tomada de decisões é considerada fundamental para alcançar uma paz duradoura na República Democrática do Congo e na Nigéria, defende responsável da ONU
imagem
A vice-secretária geral das Nações Unidas, Anima Mohammed, fez um apelo esta semana, perante o Conselho de Segurança da organização, para que se invista mais nas mulheres como forma de atingir a paz duradoura na República Democrática do Congo e na Nigéria.

Após uma visita aos dois países, com o objetivo de avaliar o papel das mulheres na paz, segurança e desenvolvimento, a responsável concluiu que a participação política feminina é lamentavelmente baixa e que em ambos os países os conflitos são marcados por altos índices de violência sexual e de género.

«No norte da Nigéria, os raptos, os casamentos forçados e o uso de mulheres para ataques suicidas tiveram um custo muito alto. E nos acampamentos de deslocados, a exploração sexual, com a modalidade de sexo por alimentos, é uma tendência nova e alarmante», explicou Mohammed.

Perante este cenário, a responsável exortou a comunidade internacional a entender melhor o papel das mulheres no desenvolvimento e na construção da paz para que as respostas ao conflito sejam efetivas.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.