+ infoAcontecer
Portugal
Até 3 de setembro
Exposição «Racismo e cidadania» para ver em Lisboa
Texto J.B. | Foto Lusa | 19/07/2017 | 08:41
A mostra aborda vários séculos de história e foca acontecimentos como a conversão forçada de judeus e o tráfico de escravos
imagem

Uma exposição criada para «discutir a relação entre racismo e cidadania» pode ser conhecida até ao próximo dia 3 de setembro, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. Com o nome «Racismo e cidadania», a mostra pode ser vista em qualquer dia da semana, entre as 10h00 e as 19h00.

A exposição está «centrada no caso português» e percorre seis séculos, de 1497 ao presente, período durante o qual se deu a «expulsão de muçulmanos, a conversão forçada de judeus, o tráfico de escravos, a colonização de territórios em África, América e Ásia, a abolição da escravatura, a descolonização e o início de um processo inverso de imigração».

A exposição é da responsabilidade científica de Francisco Bethencourt, e foi desenvolvida para «estimular o grande público a questionar o passado e o presente das relações entre povos, conjugando emigração com imigração, exclusão e integração, ausência de direitos e acesso à cidadania», explica a organização.

notícias relacionadas
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.