+ infoAcontecer
Portugal
Centenário das Aparições
Fátima e Monte Real celebram colaboração
Texto Juliana Batista | Foto SNSRF | 17/07/2017 | 12:16
O Santuário de Fátima ofereceu à Base Aérea de Monte Real uma medalha que faz referência os relatos que os pastorinhos fizeram há 100 anos
imagem

A medalha comemorativa do Centenário das Aparições foi entregue ao comandante da Base Aérea de Monte Real, o coronel da Força Aérea João Caldas, por António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima. O prelado congratula-se com a escolha daquele espaço «para a entrada e saída do Santo Padre» durante a sua visita a Portugal.

Esta escolha «é um sinal de que a base está abençoada e deve ser das poucas no mundo a ter recebido a presença de três Papas», disse António Marto, durante uma visita à base aérea a convite do comando, na última sexta-feira, 14 de julho.

Acompanhado pelo reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, e pelo vice-reitor do mesmo local de culto, Vítor Coutinho, o bispo de Leiria-Fátima descerrou, juntamente com João Caldas, uma placa que alude à passagem de Francisco pelo local.

O gesto simbólico «sela uma relação institucional mas também de amizade» entre a base aérea e o santuário, referiu o responsável pelo espaço em Monte Real. «A colaboração na preparação da visita do Papa foi extraordinária e exemplar e criou uma relação de amizade que extravasa as questões profissionais», acrescentou.

João Caldas considera que a passagem do Sumo Pontífice pelo local «disse muito à unidade, a todos os militares (…) e às suas famílias mas também a Portugal inteiro», motivo pelo qual «há de ficar marcada para sempre». Este evento «marcou o meu comando», sublinhou, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.