+ infoAcontecer
Mundo
Europa avança com Corpo de Solidariedade
Texto F.P. | Foto CE | 31/05/2017 | 07:02
Comissão Europeia pediu um orçamento de 341 milhões de euros para financiar o projeto, que prevê a criação de 100 mil vagas para jovens que pretendam desenvolver iniciativas de voluntariado
imagem
O Corpo Europeu de Solidariedade, anunciado há quase um ano, é mesmo para avançar e a Comissão Europeia já pediu uma dotação própria de 341 milhões de euros, para financiar o projeto, até 2020, que prevê envolver e suportar o trabalho solidário ou voluntário de cerca de 100 mil jovens.

A fase piloto do projeto iniciou-se em dezembro do ano passado, com um orçamento provisório de 58 milhões de euros, retirados do programa Erasmus. No entanto, o Parlamento Europeu já havia alertado que este corpo devia contar com recursos próprios e não com verbas de outros programas considerados importantes para a União Europeia.

Até agora já se inscreveram cerca de 30 mil jovens e o objetivo é chegar aos 100 mil nos próximos três anos, seja através de trabalhos de voluntariado, ou de empregos na área da solidariedade.

Ao abrigo deste programa, os candidatos podem criar os seus próprios projetos de solidariedade, ou apresentar um plano de voluntariado em grupo. É possível ainda preencher vagas em atividades solidárias por períodos máximos de um ano ou ocupar postos profissionais nesta área, entre dois e 12 meses. Para os projetos de solidariedade, é permitido a pequenos grupos, com um mínimo de cinco pessoas, delinear e desenvolver projetos específicos a nível local durante períodos até 12 meses.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.