+ infoAcontecer
Fátima
Fátima-Santiago de Compostela
Peregrinação em cadeira de rodas para ajudar sem-abrigo
Texto F.P. | Foto F.P. | 18/05/2017 | 12:20
Homem com paralisia cerebral inicia peregrinação entre Fátima e Santiago de Compostela, pelo desafio, e para tentar ajudar os sem-abrigo. Espera contar com a ajuda do Papa Francisco
imagem
«Sem pressas» e preparados para enfrentar «muitas dificuldades». Foi assim que partiram do Santuário de Fátima, na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, rumo a Santiago de Compostela (Espanha), Edgar Silva e Miguel Paulo, numa jornada que vai ser feita por etapas e que só deverá estar concluída lá para setembro.

A ideia desta peregrinação partiu de Edgar, 55 anos, com paralisia cerebral, mas sempre a «fervilhar» de ideias e disposto a superar-se a si próprio. Na sua cadeira de rodas, lançou-se agora na aventura de fazer o caminho entre os santuários português e espanhol, não só para se desafiar, mas sobretudo para angariar dinheiro para ajudar os sem-abrigo.

E como pretende fazê-lo? Com a ajuda de Miguel Paulo, que o vai acompanhar da peregrinação, criou uma T-shirt com as inscrições «O trilho do cadeira de rodas», que quer agora enviar ao Papa Francisco, para que este a assine. Depois, pretende promover um leilão para venda da camisola, usando os lucros «para custear» a deslocação e «comprar comida para os sem-abrigo», explicou hoje aos jornalistas, antes da partida para a primeira etapa, que os levará até Coimbra. Edgar tem ainda o sonho de ser recebido pelo Pontífice.

«O Edgar tem uma fé muito especial. E a sua capacidade de motivação acaba por envolver toda a gente», confessou Miguel, 52 anos, que está desempregado e reservou parte do seu tempo para acompanhar o amigo. A peregrinação é feita em pelo menos cinco etapas e como Edgar se vai deslocar de costas, empurrando a cadeira de rodas com os pés, «as dificuldades vão ser muitas», adiantou Miguel, apelando que mais pessoas se juntem à caminhada e ao projeto, ajudando a dupla, natural da Lourinhã, a terminar com êxito a sua aventura.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.