+ infoAcontecer
Mundo
Nações Unidas
Há cada vez menos água para a agricultura
Texto Miguel Marujo | Foto Lusa | 21/04/2017 | 15:05
Agência agrícola criou base de dados online que usa dados de satélite e imagens do Google Earth para descobrir quanta água está a ser utilizada para irrigar culturas, concentrando-se em partes de África e Médio Oriente que enfrentam escassez de água
imagem
«O uso da água continua a crescer ao mesmo tempo que as alterações climáticas — com o aumento de secas e condições meteorológicas extremas — estão a alterar e a reduzir a disponibilidade de água para a agricultura», sublinhou Maria Helena Semedo, diretora-geral adjunta da FAO para as mudanças climáticas e recursos naturais.

«Cada gota que conta é uma conquista que sublinha a importância de atender às crescentes necessidades de produção de alimentos com ganhos de eficiência». Também por isto a agência agrícola das Nações Unidas criou uma base de dados online que usa dados de satélite e imagens do Google Earth para descobrir quanta água está a ser utilizada para irrigar culturas.

Conhecida como WaPOR, esta base de dados de acesso aberto mede a «evapotranspiração» — como a água evapora e retorna à atmosfera, segundo a FAO. A base concentra-se em partes de África e do Médio Oriente que enfrentam a escassez de água.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.