+ infoAcontecer
Mundo
Manifestações assinalam Dia do Índio
Texto F.P. | Foto Lusa | 19/04/2017 | 16:26
Plataforma de apoio aos povos indígenas organizou ações de protesto em várias partes do mundo para alertar para «a destruição das vidas, terras e direitos humanos» das comunidades nativas, muitas delas marginalizadas e mergulhadas na pobreza
imagem
Vários grupos de manifestantes reuniram-se esta quarta-feira, 19 de abril, no Reino Unido, Espanha, Itália, Alemanha, Brasil e Estados Unidos da América, para reclamarem mais atenção pelos direitos dos povos indígenas, que continuam a ser vítimas das lutas pela posse da terra e das invasões de fazendeiros e garimpeiros.

O protesto, promovido pela Survival Internacional, no âmbito do Dia do Índio, serviu também para recordar a difícil situação por que estão a passar os elementos da tribo Guarani, que foram expulsos pelo agronegócio das suas terras ancestrais no estado do Mato Grosso, no Brasil, e acabaram a viver nas bermas da estrada, em acampamentos improvisados e sem acesso sequer a água potável.

«O ataque contra os indígenas brasileiros está de volta em força. Indígenas estão morrendo à medida que políticos brasileiros permitem, deliberadamente, que fazendeiros e plantadores de soja roubem e destruam territórios indígenas. A chave para a sobrevivência e prosperidade dos povos indígenas é garantir que sua terra permaneça sob o seu controlo», afirmou o diretor da Survival, Stephen Corry.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.