+ infoAcontecer
Mundo
Assuntos humanitários
Ucrânia: situação bastante grave
Texto Miguel Marujo | 15/02/2017 | 10:24
Os intensos combates entre forças governamentais e não governamentais, tidas como pró-russas, perto de áreas densamente povoadas no leste do país está a colocar em perigo civis, segundo o representante humanitário das Nações Unidas no território
«A situação no leste da Ucrânia é realmente bastante grave, e sabe-se que, de 21 de janeiro a 3 de fevereiro, a intensidade dos combate aumentou», disse Neal Walker, coordenador residente da ONU e coordenador humanitário na Ucrânia, citando as frequentes violações do cessar-fogo nas cidades de Avdiivka, Yasynuvata, Makiivka e Donetsk.

«Houve combates extremamente intensos de 29 de janeiro a 3 de fevereiro», lembrou Walker, observando que o número de violações do cessar-fogo ultrapassou 30 mil numa semana, comparando com as menos de 30 mil no decorrer de um mês.

O conflito no leste da Ucrânia irrompeu em março de 2014. Um cessar-fogo foi eventualmente negociado em Minsk, na Bielorrússia, em fevereiro de 2015, mas houve violações frequentes. A última trégua iniciou-se a 23 de dezembro do ano passado.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.