+ infoAcontecer
Mundo
Médio Oriente
Jovens refugiados de Gaza vencem torneio de futebol
Texto Juliana Batista | Foto DR | 16/08/2016 | 11:21
Equipa de futebol da agência da ONU em Gaza ganhou o campeonato mundial de futebol para a juventude. Torneio reuniu participantes de dezenas de países
imagem

Jogadores de Gaza venceram a Copa da Noruega, o maior campeonato mundial de futebol dedicado aos jovens. Os atletas distinguidos são orientados pela Agência das Nações Unidas de Socorro e Trabalho para os Refugiados da Palestina no Médio Oriente (UNRWA, na sigla inglesa).

A equipa de Gaza tem participado no campeonato na capital norueguesa desde 2010, com exceção de 2014, devido aos combates daquele ano. Esta é a terceira vez que leva o prémio para casa, vencendo o clube iraniano «Daniellee» por dois a um na final. Segundo a Rádio ONU, este ano, participaram no torneio quase 2,2 mil equipas oriundas de mais de 70 países.

De acordo com a UNRWA, para estes jovens atletas, participar num torneio de futebol com jogadores de todo o mundo é «mais importante do que vencer». A experiência é uma ocasião para os palestinianos viajarem para fora de Gaza, muitos «pela primeira vez». Além disso, é um meio para os «jovens refugiados de Gaza» participarem numa competição global, representando todas as outras pessoas que vivem o mesmo drama.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.