+ infoAcontecer
Mundo
Inovação
Aplicação ajuda refugiados nas traduções
Texto Francisco Pedro | Foto DR | 19/07/2016 | 07:02
Solução informática para telemóveis liga os migrantes em dificuldades com tradutores de todo o mundo, por videoconferência. Os intérpretes trabalham em regime de voluntariado
imagem
A Fundação Al Fanar y Vento anunciou esta semana o lançamento de uma aplicação para telemóveis, chamada «VentoRefugees», que liga por videoconferência os refugiados com tradutores voluntários em todo o mundo, sempre que necessitem de comunicar-se com alguém que não fale o seu idioma.

Com esta ferramenta, os tradutores podem prestar auxílio sempre que necessário, sem necessidade de se deslocarem ao local onde estão os refugiados. Ao mesmo tempo, abre-se uma porta à colaboração de qualquer cidadão plurilingue, que possa ajudar um refugiado a entender-se, por exemplo, com uma pessoa que o acolhe ou com um funcionário administrativo.

Segundo os responsáveis da fundação, a aplicação está também à disposição de voluntários que acolhem refugiados e que podem recorrer a este grupo de tradutores. «Só têm que consultar a lista de tradutores disponíveis e com um só toque no ícone é estabelecida a comunicação. O contacto pode ser feito também a partir da página web», sublinham os promotores do projeto.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.