+ infoAcontecer
Mundo
Turquia recebe encontro
Cimeira deve conseguir acordo para «fazer mais e melhor»
Texto Juliana Batista | Foto Lusa | 02/05/2016 | 08:38
Participantes de conferência mundial devem alcançar «um acordo para fazer mais e melhor» por todos aqueles que necessitam de ajuda humanitária em várias partes do planeta
imagem

A primeira Conferência Humanitária Mundial realiza-se nos próximos dias 23 e 24 de maio em Istambul, na Turquia. Para João Vale de Almeida, embaixador da União Europeia junto das Nações Unidas, o principal resultado da cimeira deveria ser «um acordo entre todos para fazer mais e melhor para ajudar os que precisam».

«Temos uma grande expetativa. Pensamos que é uma oportunidade única para pôr a ajuda humanitária na primeira página. Que os líderes mundiais tomem consciência da importância de apoiar 125 milhões de pessoas que necessitam de ajuda humanitária em todo o mundo», destacou o responsável.

Mas as necessidades vão além de colocar o problema em debate. «É preciso que haja um quadro jurídico mais sólido e mais ajuda financeira, mas é preciso também que essa ajuda financeira seja utilizada e implementada de uma forma mais eficaz», sublinha João Vale de Almeida.

Perante a crise migratória, o responsável afirma que esta constitui um problema, como tantos no mundo. «Temos uma situação difícil com os refugiados na Europa, mas há situações difíceis em todo o mundo. Em África, em Ásia, na América Latina. Há milhões e milhões de refugiados, de pessoas que precisam de ajuda», lembrou o profissional, em declarações à Rádio das Nações Unidas.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.