+ infoAcontecer
Fátima
Formação
Experiências missionárias ligam jovens à Igreja
Texto Juliana Batista | Foto GAS\'África | 27/08/2014 | 07:01
Numa altura em que centenas de portugueses estão a fazer voluntariado missionário em países em desenvolvimento, o sacerdote David Sampaio falou sobre a importância destas experiências, à margem do Curso de Missiologia, que está a realizar-se em Fátima
imagem

A realização de experiências missionárias é propensa a chamar os jovens à Igreja, considera David Sampaio, missionário do Verbo Divino e professor na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. À margem do Curso de Missiologia, que está a decorrer em Fátima, o também formador de missionários falou sobre a importância das experiências missionárias para os jovens, tendo como pano de fundo o exemplo do GAS'África, um grupo de ação social da Universidade Católica Portuguesa, instituição à qual sempre esteve ligado.

 

«Sei que alguns jovens partem através do GAS'África, às vezes, apenas devido a uma amizade, e depois, quando regressam, há estudantes que me referem que tiveram as melhores férias da sua vida», disse o sacerdote, na última terça-feira, 26 de agosto, no Seminário da Consolata.

 

Para o docente universitário, o contacto com uma realidade diferente permite aos jovens aprofundar a sua fé. «Possivelmente, partiram por causa de uma amizade, partiram com uma preocupação humanitária, de fazer bem a quem encontrassem no caminho, mas depois, a partir desse contexto, acabaram por 'cair' neles e, possivelmente, acabaram por aprofundar um pouco a sua fé e em nome da fé querem continuar a viver», disse, em declarações à FÁTIMA MISSIONÁRIA.

 

O Curso de Missiologia está a decorrer até sábado, 30. «A missão no tempo dos descobrimentos» foi o tema abordado pelo sacerdote David Sampaio, que destacou a participação de cidadãos de «muitas nacionalidades» nesta formação. Aos cursistas, o sacerdote disse que aqueles que partem em missão o fazem «por causa do nativo» e salientou que o «querer bem parte sempre da parte nobre da comunidade cristã».

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.