+ infoAcontecer
Fátima
De 2 a 4 de Julho nos arredores de Fátima
Festas em honra de Nossa Senhora da Ortiga
Texto Manuel Carreira | Foto DR | 02/07/2006 | 00:00
Novo bispo de Leiria-Fátima preside às celebrações no santuário onde se venera a Virgem que apareceu a uma jovem pastora muda.
imagem
Ortiga serve para identificar um pequeno santuário, localizado a dois quilómetros da igreja matriz de Fátima, concelho de Ourém. De pequeno que é habitualmente, hoje, domingo 2 de Julho, tornou-se grande pela afluência numerosa de fiéis, peregrinos e turistas, que ali acorreram para celebrar a festa anual, que tem sempre lugar na primeira semana de Julho.
Por uma feliz coincidência, este ano presidiu à celebração o novo bispo de Leiria-Fátima, António Marto, que era acompanhado por onze sacerdotes. Os festejos de carácter estritamente religioso começaram domingo e terminam na próxima terça-feira, dia consagrado ao jubileu e às tasquinhas de convívio entre parentes e amigos.
Origem do santuário da Ortiga
Uma tradição, que remonta ao século XVII, conta-nos que um dia, andando uma menina muda a guardar o seu rebanho, no lugar da Ortiga (ou Urtiga), lhe apareceu nossa Senhora no meio de umas urtigas e lhe pediu a oferta de uma ovelha.
A pastorinha, que até ali fora muda, sentiu desprender-se-lhe a língua e respondeu que tinha de pedir licença ao pai. Este ficou surpreso ao ver a menina a falar e disse-lhe que fizesse tudo o que essa senhora pedisse. A Virgem ordenou então que construíssem ali uma capela e prometeu que concederia muitas graças a quem lhas pedisse em oração.
Construiu-se a capela e a devoção a Nossa Senhora da Ortiga tem-se mantido, e até aumentado, ao longo destes quatro séculos. A promessa de muitas graças também se tem realizado e, a comprová-lo, estão os milhares de romeiros que ali se ajoelham agradecidos, sobretudo nestes dias de jubileu.
comentários
cleusa marques eanes - 12.Dezembro.2009, 10H13
por favor gostaria de obter a imagem de nossa senhora da ortiga sera que existe algum blog ou outro tipo de comunicação que tenha a foto de nossa enhora da ortiga agradeço desde ja
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.