+ infoAcontecer
Portugal
Celebrações no Funchal
Cardeal da Causa dos Santos visita Madeira
Texto Francisco Pedro | Foto DR | 30/01/2014 | 16:01
O cardeal emérito Monteiro de Castro, da Congregação Vaticana para a Causa dos Santos, desloca-se à ilha numa altura em que decorre o processo de beatificação e canonização da irmã Mary Wilson
imagem
A inauguração do grupo escultórico dedicado à irmã Mary Wilson, instalado junto à igreja paroquial de Santa Cruz, no Funchal, será presidida no próximo dia 2 de fevereiro pelo cardeal emérito Monteiro de Castro, que se desloca à Madeira a convite da diocese. O purpurado chega esta sexta-feira à ilha e tem agendados vários encontros com as autoridades locais.

Monteiro de Castro, da Congregação para a Causa dos Santos, irá ainda visitar os restos mortais e o núcleo museológico da irmã Wilson, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que faleceu na Madeira, em 1916. O processo de beatificação/canonização da religiosa foi desencadeado em 1991, esperando-se que fique concluído ainda este ano.

Filha de pais ingleses, Mary Jane Wilson nasceu na Índia, em outubro de 1840. Chegou à Madeira em 1881, como enfermeira de uma doente inglesa, tendo-se distinguido pelo apoio às vítimas da epidemia da varíola, um empenho reconhecido pelo rei D. Carlos, que lhe atribuiu a condecoração de ‘Torre e Espada’. Expulsa para Inglaterra na sequência da revolução republicana, regressou à ilha um ano depois, acabando por falecer no Convento de São Bernardino, no concelho de Câmara de Lobos.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.