+ infoAcontecer
Portugal
Voluntariado
Jovem médico deixa Portugal e parte em missão
Texto Juliana Batista | Foto DR | 30/01/2014 | 11:18
Apesar da complicada situação político-militar vivida em Moçambique, Rui Teixeira vai rumar àquele país africano para ajudar a população local nas áreas da saúde, educação e pastoral
imagem

Aos 26 anos, Rui Teixeira, médico, vai fazer uma pausa na sua atividade profissional em Portugal para realizar uma experiência missionária que terá a duração de sete meses. O voluntário, que trabalha na capital portuguesa, vai partir para Moçambique já no próximo domingo, 2 de fevereiro, através da AdGentes - Associação dos Leigos Missionários da Consolata.

 

O objetivo de partir em missão levou o jovem a frequentar uma «formação exigente», iniciada em outubro de 2012, que Rui identifica como uma «mais-valia a nível pessoal». Em África, o profissional natural da Suíça vai dar o seu apoio na área da educação e da pastoral no Centro de Promoção Humana do Guiúa, que serve toda a diocese de Inhambane, e também no Centro de Saúde. Esta será a primeira experiência missionária de Rui Teixeira além-fronteiras.

 

Ser missionário fazia parte do «projeto pessoal de vida» do jovem médico. Contudo, apesar de saber que partirá para um local de missão «calmo e tranquilo», o profissional afirma ter «algum receio da segurança» e das «doença endémicas». Apesar disso, o médico acredita que esta escolha contribuirá para «enriquecer os outros» com os seus conhecimentos, mas também para «viver e celebrar» a sua fé.

 

Em declarações à FÁTIMA MISSIONÁRIA, Rui Teixeira explicou que no mundo Ocidental, onde se «vive a ‘mil à hora’», as pessoas entendem que «nunca é a altura certa» para realizar uma experiência destas. O profissional admite que «deixar o local de trabalho», a família e outras atividades não é algo fácil, mas diz sentir o «dever de ajudar os outros». «Sinto que sou enviado», disse.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.