+ infoAcontecer
Mundo
Programa Alimentar Mundial
Ajuda para sírios pronta a arrancar
Texto Miguel Marujo | Foto PAM | 29/01/2014 | 10:11
Camiões da ONU na Síria estão prontos para entregar alimentos e medicamentos a 500 famílias sitiadas que necessitam deles com urgência assim que haja permissão. Estas pessoas estão retidas na cidade velha de Homs sem qualquer ajuda há quase dois anos
imagem
Quando as partes em conflito na Síria permitirem o acesso à cidade velha de Homs, o Programa Alimentar Mundial (PAM) anunciou ter preparados camiões para fazer chegar bens alimentares e medicamentos à população sitiada, que não recebe ajuda humanitária há quase dois anos.

Há ainda 1,6 milhões de civis noutras regiões sírias que têm estado sem abastecimento regular do PAM durante meses. O acesso da ajuda humanitária aos civis retidos é uma das principais questões que estão a ser discutidas nas conversações em curso entre o governo sírio e o principal grupo da oposição em Genebra, na Suíça.

Estas negociações procuram pôr fim a quase três anos de guerra civil, na qual mais de 100 mil pessoas foram mortas e cerca de nove milhões de outras pessoas foram expulsas das suas casas desde que o conflito irrompeu entre o Governo e vários grupos que pretendem a queda do Presidente Bashar al-Assad.

Falando aos jornalistas após a última ronda de negociações, a representante especial da Liga Árabe e das Nações Unidas, Lakhdar Brahimi, que está a mediar as discussões, afirmou que não houve movimentações para fazer chegar ajuda a Homs.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.