+ infoAcontecer
Portugal
Contagem decrescente para o «Átrio dos Gentios»
Renovação ética para sair da crise
Texto Francisco Pedro | Foto Ana Paula | 06/11/2012 | 15:36
A situação de crise económica que se vive em vários países, incluindo Portugal, só pode ser ultrapassada com uma renovação ética, considera o presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi
imagem
«Temos de criar uma atmosfera que não se limite às questões económicas nem financeiras, porque os seus problemas nasceram, em boa parte, quando se esqueceram as questões éticas e morais», afirmou o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura (CPC), numa entrevista publicada esta terça-feira, 6 de novembro, no semanário Agência Ecclesia.

No trabalho, destinado a apresentar a edição portuguesa do «Átrio dos Gentios», que decorre em Guimarães e Braga nos próximos dias 16 e 17, Ravasi explicou que a escolha do tema «O valor da vida» tem como objetivo ultrapassar as questões mais polémicas da bioética e abordar «as grandes coordenadas, os grandes temas que muitas vezes não são abordados na sociedade contemporânea, que reduz tudo às questões imediatas».

O cardeal referiu ainda a intenção de abordar o tema da esperança, como forma de alerta para o risco de, em tempo de crise, as pessoas se contentarem apenas com as «pequenas coisas». «Fazer uma intervenção forte sobre os grandes valores, é uma forma de sacudir um pouco as consciências e dizer: ‘Não se resolvem as coisas pequenas sem enfrentar as grandes’», adiantou o presidente da CPC, um organismo da Santa Sé.

O «Átrio dos Gentios» em Portugal vai ser inaugurado pelo ensaísta Eduardo Lourenço. A iniciativa, que já passou por diversas cidades europeias, pretende promover o diálogo entre crentes e não crentes e é organizada pelo Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga, em articulação com o CPC.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.