+ infoAcontecer
Mundo
Dia Mundial da Alimentação
ONU elogia trabalho das cooperativas
Texto Francisco Pedro | Foto Lusa | 16/10/2012 | 08:35
Nações Unidas prestam homenagem às cooperativas e organizações de produtores agrícolas, destacando o seu papel no equilíbrio da segurança alimentar, na criação de emprego e no combate à pobreza
imagem
A importância das cooperativas agrícolas na luta contra a fome e a pobreza extrema levou a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) a elegê-las como as principais protagonistas do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala esta terça-feira, 16 de outubro. Ao longo das últimas três décadas de declínio dos investimentos nacionais na agricultura e na ajuda pública ao desenvolvimento, «milhões de pequenos produtores têm-se esforçado para lidar com a variabilidade e as crises climáticas, os mercados e os preços, e para ultrapassar essas dificuldades», sublinha José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO.

«Todos os dias, em todo o mundo, os pequenos produtores continuam a enfrentar dificuldades que os impedem de colher os benefícios do seu trabalho e de contribuir não só para a sua segurança alimentar, mas para a de todos, através da participação ativa nos mercados. No entanto, a falta de infraestruturas e o acesso limitado aos serviços e informações, ativos produtivos e mercados, bem como a fraca representação nos processos de tomada de decisão, significa que este potencial não é alcançado», lamenta o responsável, na mensagem a propósito da efeméride.

É neste contexto que as cooperativas e organizações de produtores têm sido fundamentais para mitigar os efeitos negativos das crises alimentares, permitindo aos agricultores, por exemplo, a compra em grupo de fatores de produção, com custos mais reduzidos. «Há inúmeros exemplos de organizações fortes e inclusivas que promovem uma ação coletiva entre as pessoas que dependem da agricultura, pesca, silvicultura, pecuária e atividades relacionadas, para a sua subsistência», adianta José Graziano.

Além de ter escolhido como tema «Cooperativas agrícolas alimentam o mundo» para o Dia Mundial da Alimentação deste ano, a FAO, compromete-se, em conjunto com as Nações Unidas e outros parceiros, incluindo o Comité para a Promoção e Progresso das Cooperativas (COPAC) e as agências com sede em Roma, «a fortalecer e a apoiar as cooperativas, como atores chave, para abrir a porta a novas oportunidades e para alcançar o objetivo comum de melhorar a segurança alimentar num mundo mais sustentável».
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.