+ infoAcontecer
Mundo
Nigéria
Mulheres são chave para superar pobreza
Texto Francisco Pedro | 22/07/2012 | 08:00
O apoio económico às mulheres da Nigéria pode ser a chave para enfrentar a pobreza e alcançar um crescimento mais sustentável do país, concluíram os participantes na Cimeira Económica das Mulheres Africanas
Incentivar a participação feminina na política e reforçar o apoio económico às mulheres. Estas podem ser as soluções para melhorar a economia da Nigéria e combater as assimetrias de género no país, de acordo com os participantes na II Cimeira Económica das Mulheres Africanas, que se realizou na cidade nigeriana de Lagos.

No final do encontro, empreendedoras, bancárias, funcionárias destacadas e ativistas, pediram ao poder político e económico que se esforce para reforçar a figura feminina e remover os obstáculos que impedem o seu desenvolvimento. «A participação das mulheres na política é muito baixa e é necessário também enfrentar problemas como a instrução e o acesso aos serviços de saúde, que continuam a relegá-las para segundo plano», reclamaram as responsáveis.

Segundo a agência Misna, mais de metade das mulheres que morrem durante o parto em todo o mundo são africanas. Na África subsariana apenas 26 por cento das pequenas empresas são administradas por mulheres. Graças à recente iniciativa africana «Rostos Novos, Vozes Novas», concentrada no desenvolvimento agrícola do continente, está prevista nos próximos dois anos a criação de um arquivo que envolverá as mulheres nos setores da economia e das finanças.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.