+ infoAcontecer
Portugal
Em Janeiro
Universidade de Coimbra candidata a Património da Humanidade
Texto Lucília Oliveira | Foto Daniel Tiago | 29/12/2011 | 15:20
A candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura será formalizada em Janeiro
imagem
João Gabriel Silva adiantou que a candidatura à UNESCO abrange o conjunto constituído pela Universidade de Coimbra, a Alta da cidade e rua da Sofia, na Baixa. A apresentação oficial ainda não tem data oficial, mas o processo deve ser entregue até final de Janeiro de 2012, em Paris. «Não havendo percalços, a decisão sobre a candidatura deverá ser anunciada no final de 2013», disse à Lusa.

 

O reitor salienta que a Universidade de Coimbra «é em grande medida também o berço da língua portuguesa». E considera que a candidatura «tem a ver com o que significam a Universidade e a cidade do ponto de vista da cultura no mundo».

 

O objectivo da candidatura é, também, a valorização do papel da instituição de ensino na promoção da cultura portuguesa no mundo ao longo dos séculos. Para «afirmar a candidatura» daquele conjunto, material e imaterial, a Património Mundial da Humanidade reconhecido pela UNESCO foi criada uma associação, a Univer(sc)idade -- Recriar Universidade, Alta e Sofia (RUAS).

 

A nova associação será responsável pela salvaguarda, promoção e gestão das áreas candidatas e de protecção, funcionando como interlocutora única da UNESCO, incluindo depois de ser tomada a decisão, que os proponentes esperam que venha a ser favorável. 

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.