+ infoAcontecer
Portugal
Brasil
Joaquim Carreira é o novo bispo de Guarulhos
Texto Lucília Oliveira | Foto Ana Paula | 25/11/2011 | 11:02
O português era, até agora, bispo auxiliar de São Paulo e responsável pela Região episcopal Santana
imagem
É o terceiro bispo diocesano de Guarulhos, em São Paulo, criada por João Paulo II em Janeiro de 1981. O bispo Joaquim Carreira sucede a Luís Gonzaga Bergonzini, que apresentou a renúncia por limite de idade. O português vai tomar posse a 22 de Janeiro de 2012. Guarulhos, segunda cidade mais populosa do Estado de São Paulo, tem mais de 850 mil católicos e apenas 49 padres, distribuídos 35 paróquias.

 

Natural de Santa Catarina da Serra, Leiria, emigrou com a sua família para o Brasil, ainda criança, aos dez anos de idade. Foi ordenado padre em 1977, em São Paulo. Um ano antes recebeu a ordenação diaconal na sua terra natal. Foi nomeado bispo auxiliar em Março de 2005, por João Paulo II, da arquidiocese de São Paulo.

 

É formado em Teologia do Casamento e da Família pelo Instituto João Paulo II da Universidade Pontifícia Lateranense, de Roma. Na arquidiocese de São Paulo foi o bispo responsável pela Região episcopal Santana. Numa das visitas à sua terra natal, a FÁTIMA MISSIONÁRIA conversou com ele. Desde Junho de 2011 é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.